sábado, março 10, 2007

Siri Hustvedt


Aquilo Que Eu Amava
Nunca li um livro que me fizesse ter tantas insónias. Noites e noites sem dormir, a pensar. Uma enorme vontade de criar - plasticamente: eu não pinto nem produzo arte. Mas todas as noites fechei o livro a imaginar telas que poderia pintar.
Fala sobre o Amor - várias formas diferentes de amor - e Perda.
A perda das raízes no Holocausto. A perda do Amor incondicional, que arrasta o amor-paixão para o ódio e depois o vazio. Um amor devaneio que continua a ser o nada - uma alma fraca, as cores de uma personalidade cinzenta que se vão esbatendo. Um amor descoberto e desenvolvido, destruído pela desconfiança. A Morte na Amizade profunda entre dois homens.
Por fim, o Amor de sempre, o verdadeiro, confessado no calor da discussão e não correspondido.
New York.A arte liga todas as personagens. Tríade artística: Criador, Modelo, Espectador. É o triângulo que se mantém ao longo de toda a história, mesmo depois da morte.
A criação lembra-me a minha irmã Filipa: estórias contadas em cubos; poderiam ter sido pensadas por ela.
Epidemias sociais ao longo da História.
Li este livro em duas semanas, parece que estive a lê-lo a vida inteira. Foi aqui que nasceu a minha decisão por Paris. Foi esta história que me atraiu para os "Contos de Fadas": o que está por trás de cada história? O livro que vou começar a ler amanhã foi comprado há quatro dias, só por causa desta inspiração para estudar a "moral da história".
Livros que levam a livros.
Cresci nestas duas semanas. Descobri Aquilo Que Eu Quero Amar. Sem pensar especialmente nisso, agora sou capaz de dizer que toda a actividade criativa em Aquilo Que Eu Amava manteve o meu cérebro a funcionar mesmo quando não estava a ler, a planear tudo o que eu quero fazer, tudo o que percebi que posso perfeitamente fazer: estudar qualquer coisa só pelo curiosidade de conhecer, viajar sozinha, viver numa capital europeia muito cosmopolita, conhecer primeiro a minha cidade - não só a escola, não só a noite, não só o metro: aquilo que visita quem vem para conhecer).
É tudo isto que me vai fazer crescer, tornar-me na mulher que quero ser.
Não sei se é um exagero, não sei se tem a ver com uma fase qualquer por que esteja a passar, mas foi dos livros mais inspiradores que li até hoje.
Foi a primeira vez que chorei no comboio, sem reservas, por causa de um livro.

2 comentários:

turbolenta disse...

Depois da descrição que foi feita do livro, confesso que fiquei demasiado entusiasmada e que estou a pensar,muito a sério, em o comprar e ler.
Alia´s , já tinha passado por aqui algumas vezes e , de todas elas, gostei da maneira como apresentava os assuntos versados.
bom resto de semana

Vida disse...

Não, não é exagero.. Esta experiência só poderá trazer-te crescimento, a tds os níveis, tal cm me trouxe TTO a mim e a outras pessoas..! ;) Cá estarei para te "empurrar e incentivar" a ires, sem nnca vacilares..para te ir visitar (CONTA MSM COM ISSO!) e, obviamente, para receber uma Vera ainda mais rica, mais cheia de tudo, quando regressares dessa tua "viagem"!!!
p.s. Já te disse q te adoro?? *